ALGUNS ASPECTOS DA PEDAGOGIA LOGOSÓFICA

“Educar para a vida é considerar, como um dos fins primordiais, o aperfeiçoamento de tudo quanto compreende a existência do ser humano, promovendo a eliminação das deficiências pela correção consciente dos erros…”

“… a arte de ensinar consiste em começar primeiro ensinando a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto de uma parte o ser aprende, aplica de outra esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, sabe depois como ensinar aos demais com eficiência.”

“A Logosofia abarca todos os conhecimentos humanos e transcende até conhecimentos maiores.”

“Lograr que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa, será o prêmio mais grandioso a que se possa aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento dessa grande missão, que consiste em preparar para a humanidade futura um mundo melhor.”

“O incremento da delinqüência juvenil obedece, em grande parte, ao fracasso dos sistemas pedagógicos empregados até o presente. As mentes dos jovens são assaltadas por pensamentos que os levam a cometer toda classe de deslizes. A pedagogia logosófica inclui, para estes casos, um elemento de grande valor: as defesas mentais, que agem sobre os pensamentos negativos como os repelentes que se usam para eliminar insetos. O conhecimento do sistema mental e dos pensamentos que se albergam na própria mente, a eliminação dos maus ou inúteis e ao aumento dos bons ou úteis são fatores importantíssimos de defesa mental.”

“Ao proteger a infância e a juventude contra qualquer gênero de intenções que pretenda desviá-los do bom caminho, a Logosofia oferece a todos a possibilidade de conservar sua liberdade. E a conservam não se entregando ao domínio de ninguém, senão ao de si mesmos, para serem donos absolutos de sua pessoa e responsáveis diretos pela condução de sua vida.”

Todos os ensinamentos acima são de Carlos Bernardo González Pecotche – Raumsol.